ESTACA ESCAVADA

   As Estacas Escavadas (Estacões) com o auxílio da lama bentonítica são normalmente utilizadas em obras pesadas onde a adoção de uma estaca que absorva grandes carregamentos passa a ser vantajosa quanto aos aspectos técnicos e econômicos.

 

   As Estacas Escavadas (Estacões) com lama bentonítica são escavadas com mesa rotatória e caçambas. São executadas em 3 etapas que são escavação, colocação da armação e concretagem.

 

-Escavação

   Os "Estacões" não necessitam de execução prévia de mureta-guia, bastando apenas a implantação de camisa metálica com diâmetro 5 a 10 cm maior que a bitola da estaca e com 1,50 a 4,00 m de profundidade. Essa camisa tem a função de guiar as escavações iniciais, sendo removível após a concretagem da estaca.

 

   As Estacas Escavadas não necessitam de execução prévia de mureta-guia, bastando apenas a implantação da camisa metálica com diâmetro de 5 a 10 cm maior que a bitola da estaca e com 1,50 a 4,00 metros de profundidade. Essa camisa metálica tem a função de guiar as escavações iniciais, sendo removível após a concretagem da estaca.

 

   Os "Estacões" podem ser executados em bitolas que variam de 60 cm a 200 cm e com profundidade de até 60 metros. A escavação é totalmente preenchida com lama bentonítica que tem a função de estabilizar a escavação devido às propriedades que ela possui.

 

-Armação

   As armações são montadas em gaiolas com os estribos amarrados e soldados nas armaduras longitudinais para torná-las rígidas. Elas devem ser munidas de roletes que garantam recobrimento da armação de no mínimo da 5 cm.

 

   Elas são implatadas na estaca após a conclusão da escavação nas cotas de arrasamento especificadas em projeto.

 

   As gaiolas devem ser montadas para possibilitar a passagem do concreto (espaçamento mínimo de 15 cm) e também possibilitar a instalação do tubo tremonha na região interna da gaiola.

 

   Elas devem ser fixadas na muretas-guias para evitar a sua movimentação durante a concretagem.

 

-Concretagem

   O concreto de enchimento deve ter consumo mínimo de 400 kg/m³ de cimento (dar preferência ao cimento CP III com ausência de superfluidificante), fator a/c < 0,55, diâmetro máximo do agregado de 20 mm e slump de 20  2 cm. A concretagem é executada com a instalação do tubo tremonha até o fundo da estaca e pelo lançamento do concreto no funil existente no topo do tubo.

 

   O concreto, por ser mais denso que a lama, expulsa-a preenchendo a estaca de baixo para cima. O tempo de concretagem das estacas não deve ultrapassar a 3 horas da saída do primeiro caminhão de concreto da usina.

 

   Após a concretagem é comum a formação de borras de concreto na superfície da estaca com espessuras de 40 a 50 cm, que devem ser removidas até que seja atingido o concreto para incorporar a estaca no bloco de coroamento.

Menu

 

Contate a Fundamenta

 

Rua Eugênia Sá Vitale, 1.015 - São Bernardo do Campo - SP

 

Tel: +55 (11) 4361-5363
Fax: +55 (11) 4178-1610


Email: fundamentaeng@fundamentaeng.com.br

 

Solicite Contato

© 2014 produzido por FUNDAMENTA, mantido por FUNDAMENTA