A Estaca do tipo “Franki” é uma estaca moldada em obra por meio de cravação de um tubo metálico munido de bucha composta de areia e pedra.
Sua execução consiste em 6 etapas distintas:
-Execução da bucha
Posiciona-se o tubo metálico sobre o terreno e lança-se certa quantidade de brita e areia no seu interior para ser compactada pelo impacto de golpes no pilão e expandir lateralmente aderindo o tubo.
-Cravação do conjunto tubo + bucha
A seguir a cravação do tubo ocorre pela queda livre de um pilão com peso entre 1000 kg e 4600 kg sobre a bucha, fazendo com que a composição do tubo + bucha penetre no solo até que seja atingido uma região com boa capacidade de suporte, verificado através de “negas” e energia de cravação.


-Expulsão da bucha e execução da base
Terminada a cravação do tubo e atingida a “nega”, inicia-se a execução da base da estaca que consiste na expulsão da bucha e injeção de concreto abaixo da ponta do tubo de revestimento. A injeção se dá pela concretagem “paulatina” com o apiloamento do fundo, objetivando a formação de uma base esférica com dimensões maiores do que o fuste da estaca.
-Colocação da armação e concretagem da estaca
Após a execução da base, implanta-se a armação na estaca e inicia a concretagem com o apiloamento constante do concreto e a retirada concomitante do tubo de revestimento, sempre com a certeza de existir um mínimo de concreto na parte interna do tubo.
