ESTACA "FRANKI"

   A Estaca do tipo “Franki” é uma estaca moldada em obra por meio de cravação de um tubo metálico munido de bucha composta de areia e pedra.

 

   Sua execução consiste em 6 etapas distintas:

 

-Execução da bucha

   Posiciona-se o tubo metálico sobre o terreno e lança-se certa quantidade de brita e areia no seu interior para ser compactada pelo impacto de golpes no pilão e expandir lateralmente aderindo o tubo.

 

-Cravação do conjunto tubo + bucha

   A seguir a cravação do tubo ocorre pela queda livre de um pilão com peso entre 1000 kg e 4600 kg sobre a bucha, fazendo com que a composição do tubo + bucha penetre no solo até que seja atingido uma região com boa capacidade de suporte, verificado através de “negas” e energia de cravação.

 

 

-Expulsão da bucha e execução da base

   Terminada a cravação do tubo e atingida a “nega”, inicia-se a execução da base da estaca que consiste na expulsão da bucha e injeção de concreto abaixo da ponta do tubo de revestimento. A injeção se dá pela concretagem “paulatina” com o apiloamento do fundo, objetivando a formação de uma base esférica com dimensões maiores do que o fuste da estaca.

 

-Colocação da armação e concretagem da estaca

   Após a execução da base, implanta-se a armação na estaca e inicia a concretagem com o apiloamento constante do concreto e a retirada concomitante do tubo de revestimento, sempre com a certeza de existir um mínimo de concreto na parte interna do tubo.

Menu

 

Contate a Fundamenta

 

Rua Eugênia Sá Vitale, 1.015 - São Bernardo do Campo - SP

 

Tel: +55 (11) 4361-5363
Fax: +55 (11) 4178-1610


Email: fundamentaeng@fundamentaeng.com.br

 

Solicite Contato

© 2014 produzido por FUNDAMENTA, mantido por FUNDAMENTA