A Estaca Raiz é uma estaca moldada em obra, executada por meio de perfuratriz rotativa e/ou percussiva utilizando-se revestimento metálico ao longo de todo o furo.
Sua execução consiste em três etapas distintas: perfuração, colocação de armação e preenchimento de argamassa.
-Perfuração
Introduzem-se no solo, por meio de rotação imposta pela perfuratriz, tubos metálicos com o auxílio de circulação de água, injetada pelo interior dos tubos, retornando a superfície entre face externa do tubo e a parede de escavação. A tubulação é instalada em segmentos rosqueáveis que revestem totalmente a estaca, sendo sacada após a instalação da armação e preenchimento do furo com argamassa.


O revestimento (tubos metálicos) deve ser instalado em toda a extensão da perfuração, salvo em casos especiais em que o solo não permite a instalação, neste caso a perfuração abaixo da cota do revestimento pode ser realizada utilizando-se ferramenta chamada de “tricone” com o auxílio de circulação de água.
Em casos de interferências tais como: alvenaria, entulho, concreto, matacão e/ou rocha, pode haver a necessidade do uso de ferramentas especiais como: coroa munida de pastilhas de “widia” ou martelo de fundo.
-Colocação da armação
Após a perfuração atingir a cota de projeto, continua-se a injetar água sem avançar a perfuração, para promover a limpeza do furo.
-Preenchimento com argamassa
Após a instalação da armadura, é introduzido um tubo de PVC até o final da perfuração e inicia-se a injeção de argamassa fluída de baixo para cima até que a argamassa extravase pela boca do tubo, garantindo que a água ou lama proveniente da escavação seja substituída pela argamassa.
Terminada a injeção da argamassa é iniciada a remoção da tubulação que é realizada com o auxílio de macacos hidráulicos e com o desrosqueamento dos segmentos de tubos superiores e repetidas injeções de ar comprimido no topo do tubo.
