ESTACA SECANTE

   A cortina de Estacas Secante é uma contenção indicada principalmente quando se tem solos arenosos com a presença de água com comprimento até 18,00 metros.

 

   Começou a ganhar espaço no mercado de contenções, pelo fato de apresentar grande versatilidade se comparada com as técnicas tradicionais, pois não necessita de utilização de fluído estabilizante em sua execução e nem de equipamento auxiliar. A escavação e concretagem são efetuadas a seco.

 

   As etapas de execução consistem em: perfuração, concretagem e colocação do perfil metálico ou armação.

 

- Perfuração

   O equipamento é composto por perfuratriz hidráulica e cabeçote duplo (superior e inferior), no qual tem acopladoum tubo metálico associado a um trado interno.

 

   O cabeçote duplo é composto por um tubo de revestimento que gira no sentido anti-horário e um trado helicoidal que gira no sentido horário, de modo que o tubo de revestimento perfura e o trado helicoidal limpa a parte interna da perfuração. A ponta do tubo de revestimento é composta por aço-videa que possibilita o recorte das estacas já realizadas.

 

- Concretagem

   No término da perfuração executa-se a concretagem utilizando argamassa fluída com slump mínimo de 28 ± 2 cm, slumpflow de 32 ± 2 cm e resistência conforme projeto. O preenchimento da estaca com a argamassa é feito até a superfície do terreno onde está a perfuratriz. Após a concretagem deve-se limpar o solo proveniente da escavação que fica no topo da estaca e sua remoção é realizada com auxilio de retroescavadeira hidráulica.

 

   A concretagem é iniciada de baixo para cima, com o lançamento de argamassa por dentro do trado helicoidal, concomitantemente com a retirada do tubo de perfuração.

- Colocação do perfil metálico ou armação

   Após o término da concretagem é iniciada a colocação do perfil metálico ou armação com o auxílio da perfuratriz, que se afasta da divisa até uma distância suficiente para içar o perfil ou armadura e inseri-la no interior da escavação com a argamassa ainda fresca.

 

Vantagens do processo:

 

* Todo o sistema de perfuração é a seco não necessitando de fluido estabilizante;

 

* Trabalha com um único equipamento e não necessita de máquina de apoio;

 

* Equipamentos modernos que respeitam padrões internacionais de ruído;

 

* Mureta guia simplificada com a utilização de gabaritos não necessitando grandes concretagens e posterior remoção dos detritos para bota-fora;

 

* Redução da jornada de trabalho pois não há necessidade de movimentar “tubos juntas” após a última concretagem do dia;

 

* Menor volume escavado pois as seções são circulares;

 

* Possibilidade de encostar na divisa economizando espaço;

 

* Garantia de integridade das juntas entre as estacas de maneira a eliminar qualquer vazamento;

 

* Alta produtividade;

Menu

 

Contate a Fundamenta

 

Rua Eugênia Sá Vitale, 1.015 - São Bernardo do Campo - SP

 

Tel: +55 (11) 4361-5363
Fax: +55 (11) 4178-1610


Email: fundamentaeng@fundamentaeng.com.br

 

Solicite Contato

© 2014 produzido por FUNDAMENTA, mantido por FUNDAMENTA